6 filmes imperdíveis sobre a vida de caminhoneiros

3 minutos para ler

A profissão de caminhoneiro é uma das mais essenciais e pouco valorizadas por aí. Transportando cargas de um lado para o outro, com produtos de consumo extremamente importantes para o nosso dia a dia, o motorista de caminhão é quase sempre esquecido em outras áreas da sociedade, principalmente nas artes. Com isso, compilamos aqui seis filmes de caminhoneiro,imperdíveis para quem quer conhecer um pouco mais sobre a profissão. Confira!

Comboio (1978)


Capas Filmes Ação

Dirigido por Sam Peckinpah e baseado em uma canção de mesmo nome, Comboio conta a história do motorista de caminhão Rubber Duck (Kris Kristofferson) que foge do xerife Lyle Wallace (Ernest Borgnine), com seus amigos Pig Pen e Spider Mike, nas estradas do Arizona e Novo México.

Falcão – O campeão dos Campeões (1987)


Megapix | Reprodução

Sylvester Stallone dá vida ao personagem Falcão, um caminhoneiro de transportadora que acaba de perder sua esposa e está tentando reaproximar-se do filho. O filme apresenta uma coletânea de cenas de braço de ferro, que o caminhoneiro disputa ao percorrer as estradas ao lado do filho.

A caminhoneira (2008)


Film cine | Reprodução

Também existem filmes sobre caminhoneiros com mulheres. Em A caminhoneira, Diane Ford, interpretada por Michelle Monaghan, precisa parar sua vida tranquila com seu caminhão após descobrir que precisará cuidar de seu filho de onze anos, enquanto o pai da criança está se recuperando de um câncer no hospital.

Estrada Alucinante (1998)

Estrelado por Patrick Swayze (Gosht e Dirty Dance), Estrada Alucinante traz a história do caminhoneiro Jack Crews que, com liberdade condicional e habilitação cassada, aceita um emprego arriscado onde carregará armas ilegais na transportadora. O filme é repleto de ação e aventura com cenas alucinantes, como proposto no título.

À Beira do Caminho (2012)

Produção nacional dirigida por Breno Silveira (2 filhos de Francisco), À beira do Caminho tem no elenco principal nomes como João Miguel (Estômago), Vinicius Nascimento, Ângelo Antônio (Chico Xavier) e Dira Paes (Salve Jorge). O longa conta a história do caminhoneiro João, que durante uma de suas viagens cruzando o país, encontra o menino Duda, órfão de mãe, escondido dentro de seu caminhão, e o ajuda a encontrar seu pai.

O Caminhão do Meu Pai (2013)

Considerado um curta-metragem, O Caminhão do Meu Pai também merece um lugar na lista. O filme é uma produção do Brasil e do Vietnã e foi pré-selecionado na lista de indicações de melhor curta no Oscar 2015, além de ter sido muito bem recebido pela crítica e de seu destaque em festivais na França, Coreia do Sul e Alemanha.


 Reprodução | Festival do Rio

O curta conta a narrativa de Mai Vy, que após passar o dia ajudando seu pai com a transportadora de agricultores pelos campos de arroz, descobre que ele também recolhe cachorros para levar a abatedouros.

Você também pode gostar

Deixe um comentário