Acidentes com caminhões podem ser evitados seguindo estes 5 passos

aplicativos para transportadoras
3 minutos para ler

Ninguém quer ter acidentes enquanto viaja, principalmente o motorista de caminhão, responsável pela carga e entrega dos produtos no prazo certo. Veja cinco passos que todo caminhoneiro deve tomar para ter uma viagem mais tranquila e sem imprevistos!

1 – Não use o celular no volante

Acidentes na estrada pelo uso indevido de celular ainda acontecem em um número alarmante. De preferência, esses aparelhos devem ser evitados a todo custo para sua própria segurança e de outros viajantes. É claro que ele pode ser utilizado como ferramenta para o motorista de caminhão, como GPS e para mandar mensagens instantâneas. Contudo, ele pode ser um objeto de muita distração, tirando o foco do motorista da estrada. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) autoriza o seu uso em situações específicas, como:

  • Quando o veículo está estacionado;
  • O motor está desligado;
  • Quando dispositivo está na função GPS, desde que esteja fixado com um suporte no painel ou no para-brisa.

2 – Só dirija se estiver em condições

Esse conselho vale especialmente para motoristas zumbis, em sua maioria que trabalham para alguma transportadora: só dirija se estiver 100% em condições. Cansaço, má alimentação e outros problemas de saúde podem agravar o estado do caminhoneiro. Por isso, é recomendável fazer pausas para descansar e, só depois, depois seguir seu trajeto tranquilo.

3 – Verifique se as revisões estão em dia

Para evitar problemas no meio da estrada, a manutenção do caminhão deve ser feita como uma ação preventiva de acidentes. No mínimo, complicações como essas podem gerar gastos adicionais ao motorista. Enquanto no pior cenário, pode colocá-lo em perigo. Certifique-se que seu caminhão faça as revisões com frequência para prevenir de acidentes.

4 – Respeite os limites de velocidade

Os limites de velocidade podem parecer exagerados, mas ainda são considerados medidas de segurança. Para caminhoneiros, esse valor costuma ser 90km/h. A sua ultrapassagem pode gerar multas e fiscalização do veículo. Tenha em mente que segui-los evitará possíveis acidentes de caminhão.

5 – Dirija com segurança e respeito

O uso do cinto de segurança irá proteger contra batidas e colisões, minimizando o perigo caso sejam ocasionados os acidentes de caminhão. Ele serve para que omotorista não bata a cabeça ou seja jogado para fora do veículo.

As máquinas de maior porte, de acordo com a CTB, são responsáveis pela segurança das de menor porte. Seja cuidadoso e fique atento quando fizer uma ultrapassagem, para não colocar em risco a segurança de outros motoristas nas estradas. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário