Alugar ou comprar caminhão: Confira as vantagens de cada escolha

4 minutos para ler

É comum que um caminhoneiro decida juntar-se a outros para iniciar uma mini transportadora, aumentando os seus lucros em comparação ao salário motorista de caminhão. Mas, ao iniciar uma empresa de transportes, surge a dúvida: alugar ou comprar um caminhão?

Essa decisão irá afetar aspectos importantes em relação à empresa. Por exemplo, de que maneira será feita a segurança da frota, a gestão financeira da transportadora, a contratação do motorista de caminhão e a formalização das obrigações de cada um dos caminhoneiros envolvidos. Por isso, antes de decidir entre alugar ou comprar um caminhão, é preciso entender as vantagens em cada escolha.

Vantagens em comprar o caminhão

Gestão independente

Quando você é dono da frota de caminhões, a sua transportadora lida com todas as questões relacionadas à gestão dos veículos, ou seja, é possível ter maior independência e controle. Isso porque a empresa lidará com o planejamento de rotas, manutenção documentação, agenda e, inclusive, a escolha e treinamento do caminhoneiro.

Comprar a sua própria frota e ter uma gestão independente é vantajoso pois permite que a sua transportadora saiba quando os caminhões estão disponíveis, além dela ter liberdade para otimizar rotas e maior flexibilidade na agenda, o que facilita o controle sobre os prazos de entrega, diminuindo as chances de atraso e de clientes insatisfeitos.

Proximidade com o cliente

Sendo dono do seu cargueiro, é possível que os clientes associem a sua transportadora e marca a você. Comprar os caminhões facilita a construção de um relacionamento pessoal com cliente. A confiança é importante, principalmente para negócios pequenos, que é o caso de transportadoras que estão começando. Sendo assim, é fundamental que os clientes acreditem na eficiência e cuidado do seu transporte.

Publicidade nos caminhões

Quando for colocar o seu caminhão para rodar, você pode adicionar nele o símbolo ou logo da sua transportadora. Dessa forma, a sua empresa garante um marketing gratuito. Mas, para que essa estratégia realmente fortaleça a imagem da transportadora, a frota não pode ser “muriçoca”.

Vantagens em alugar o caminhão

Despesas mais previsíveis

Quando a frota é terceirizada os custos são mais previsíveis, pois eles já são definidos no contrato. Ou seja, a transportadora não é surpreendida por reparos urgentes, consertos após acidentes ou manutenção preventiva, que ficam a critério da locadora.

Além disso, as despesas com sistemas rastreamento e pagamento de seguros também são menores. Visto que, os contratos de aluguel de caminhões cobrem esses custos e muitas locadoras também oferecem sistemas de monitoramento em tempo real.

Gestão dos veículos e caminhões é terceirizada

Com caminhões alugados, a transportadora não é responsável pela renovação da frota e tem a opção de contratar o caminhoneiro como prestador de serviço, evitando problemas com leis trabalhistas. Com isso, a independência é menor, mas as preocupações também diminuem.

Frota moderna e diversa

Para os caminhoneiros circularem com segurança e a empresa ter credibilidade, é preciso caminhões em boa condição. Além disso, em pouco tempo, novas tecnologias surgem. Por isso, geralmente a troca da frota é necessária a cada 10 anos.

Ao contratar locadoras uma frota moderna é garantida sem investimentos altos. Assim, também é possível que a sua locadora tenha diferentes tipos de caminhões, tornando o seu negócio qualificado para transportar diversas cargas, o que aumenta a gama de serviços que a transportadora oferece.

Armazenamento de cargas

A frota de caminhões precisa ser guardada em algum lugar seguro quando não estiver circulando, mas nem todas as empresas têm grandes pátios, principalmente, as que estão começando. Já veículos alugados podem ser usados e depois devolvidos, sem precisarem ficar guardados pela transportadora.

Você também pode gostar

Deixe um comentário