Transportadoras: 5 aplicativos que todo gestor de frota precisa ter

aplicativos para transportadoras
4 minutos para ler

Aplicativos para a transportadora otimizar e facilitar o trabalho tanto do gestor de frota, como do caminhoneiro.

A tecnologia pode ser uma aliada do gestor de frotas, principalmente aplicativos para motorista de caminhão e transportadora. Esses softwares ajudam na identificação de problemas, evitando imprevistos e gastos desnecessários. Usando aplicativos, o gestor de frota é capaz de agir de forma mais rápida e direcionada, otimizando e garantindo mais eficiência, praticidade e segurança ao motorista de caminhão.

Por isso, selecionamos 5 tipos e exemplos de aplicativos para transportadoras que irão ajudar na automação de processos, auxiliando o gestor de frotas e os caminhoneiros a desempenhar o seu trabalho. Com isso, recursos e tempo serão poupados e o serviço das transportadoras terão mais qualidade.

5 aplicativos que todo gestor de frota precisa ter

1. Aplicativos de telemetria

A tecnologia de telemetria consiste no rastreamento em tempo real da frota. Ela é importante pois ajuda a garantir eficiência e segurança da gestão como um todo, inclusive ao motorista de caminhão. Isso porque, com ela, é possível identificar infrações, reduzindo as chances de acidentes e também outros fatores que podem afetar a disponibilidade e eficiência da frota.

O aplicativo para transportadora MiX Telematics, baseado na tecnologia de telemetria, permite que o gestor de frota acompanhe o comportamento do caminhoneiro e do veículo por meio de um provedor global de rastreio. Já o STI, outro aplicativo do tipo, oferece o rastreamento 24 horas por dia da frota, usando satélites. A telemetria é um dos recursos fundamentais para que o gestor consiga ter um completo monitoramento dos motoristas de caminhão e veículos.

2. Aplicativos para o controle da jornada do motorista

O controle da jornada do motorista funciona, também, por meio do monitoramento da sua localização, permitindo o rastreamento do veículo e da carga. Supervisionando a jornada do caminhoneiro, o gestor de frota poderá saber se as horas dirigidas pelo motorista estão dentro da lei, assim como se a pausa obrigatória a cada 4 horas está sendo cumprida.

Mas esse tipo de aplicativo não traz benefícios somente para o gestor de frota, visto que é útil também para registrar as horas extras feitas pelos motoristas de caminhão ao mesmo tempo em que proporciona ao administrador um maior controle sobre todos os veículos em atividade.

Dessa forma, ele pode gerenciar melhor os prazos, riscos e a segurança da carga. Combinando aplicativos de telemetria e de controle de jornada, as transportadoras podem saber exatamente o comportamento do caminhoneiro e, consequentemente, a situação da carga, podendo assim garantir maior segurança para ambos. O Rota Exata, por exemplo, é um dos aplicativos que oferece esse serviço.

3. Aplicativos para controle da manutenção do veículo e para abastecimento

Aplicativos que monitorem a necessidade de manutenção dos veículos são muito úteis. A partir de aplicativos como o Pró-frotas e Carrorama Fleet, é possível que o gestor de frota saiba o nível de combustível dos veículos e a situação dos pneus, seguindo um agendamento de trocas.

Logo, a transportadora não corre o risco de ser surpreendida por imprevistos, como consertos inesperados, trocas de peças urgentes ou qualquer gasto com outros prejuízos causados por acontecimentos inesperados. Um bom controle da manutenção dos veículos pelo gestor de frota evita acidentes, garantindo a segurança dos motoristas de caminhão e evitando atrasos na entrega de cargas. Um aplicativo para abastecimento também facilita a vida do gestor, além de quase sempre oferecer algum tipo de desconto exclusivo.

4. Aplicativos para encontrar motoristas terceiros confiáveis

A tecnologia também pode ajudar a transportadora na hora de encontrar caminhoneiros confiáveis. Esse é um dos serviços oferecidos pelo Rodo Clube. O aplicativo conecta os caminhoneiros com todo o sistema de transporte. Nele também é possível que o motorista de caminhão armazene e compartilhe facilmente os seus documentos, assim ele consegue a aprovação do seu cadastro. Dessa maneira, será mais prático e seguro para a transportadora a contratação de caminhoneiros.

5. Aplicativos para o controle de cargas

A qualidade do serviço de uma transportadora está diretamente ligada à entrega da carga sem danos e dentro do prazo. Por isso o gestor de frota precisa monitorar a carga. O aplicativo Controlog  permite esse controle pois o seu sistema facilita a comunicação entre a transportadora e o motorista de caminhão, otimizando o tempo e colocando os dados e atualizações ao alcance de dados.

Você também pode gostar

Deixe um comentário