Como diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida na estrada?

caminhoneiro autonomo
4 minutos para ler

Trabalhar na estrada pode ser bem cansativo e estressante. Afinal de contas, os desafios, os prazos e os riscos exigem que você se mantenha em alerta, garantindo tanto a sua segurança como a da carga. Por isso, é preciso aprender dicas de como diminuir estresse nesse contexto.

Geralmente, esse estado emocional é tão comum no cotidiano que mal percebemos estar assim. Entretanto, é importante conhecer as consequências dessa emoção e aprender a contornar o problema. Então, não perca tempo e siga nossas dicas!

Quais são os principais problemas causados pelo estresse na estrada?

De muitas formas, o estresse é um inimigo silencioso da qualidade de vida, pois boa parte das consequências aparecem no longo prazo, prejudicando a etapa em que você mais quer descansar. Conheça esses problemas!

Dificuldade de dormir

A insônia é realidade para muitas pessoas estressadas. Diferentemente das consequências que levam tempo para acontecer, a dificuldade de pegar no sono acontece de maneira quase imediata.

Isso ocorre por uma soma de fatores, combinando emoções como ansiedade, angústia e nervosismo. Quando se está estressado, o cérebro não consegue desligar naturalmente, mantendo-o em estado de alerta, apesar de todo o cansaço do dia de trabalho.

Fator de risco

Fisiologicamente, o estresse é um sentimento normal. No entanto, o seu excesso é o grande problema. Quando você carrega essa emoção de maneira contínua, o organismo começa a ser prejudicado pela resposta hormonal.

Afinal, a sensação do estresse nada mais é do que um coquetel biológico de adrenalina e cortisol. O problema é que as quantidades elevadas desses hormônios provocam instabilidades emocionais e prejuízos cardiovasculares.

Assim, o estresse pode desencadear desequilíbrios na pressão sanguínea, doenças e muito mais. Por isso é tão importante aprender a desarmar essa emoção tão logo ela esteja se formando.

Como diminuir o estresse na estrada?

Agora que você conhece os prejuízos de uma vida estressada, chega o momento de aprender algumas práticas para coibir esse comportamento. Veja!

Reduza as horas no volante

Nós entendemos a importância de obedecer aos prazos e às demandas do trabalho. Entretanto, você precisa encontrar uma forma saudável de fazer isso. Então, pense em um novo cronograma antes de pegar a estrada. Discipline o seu tempo na boleia para, assim, ajustar a sua janela de sono da melhor maneira possível.

Priorize o sono e a alimentação

Geralmente, o estresse está correlacionado à ingestão de estimulantes. Então, é importante encontrar uma maneira saudável de ter a energia para as jornadas de trabalho, sem recorrer a essas soluções.

Conte com uma boa noite de sono, com no mínimo 7 horas descanso. Além disso, nunca ignore as pausas para alimentação, pois é justamente essa ingestão que abastecerá você com a energia necessária para seguir em frente.

Aprenda técnicas de respiração e de meditação

Muitas vezes, o estresse é uma resposta fisiológica a uma respiração descompassada. Por isso, é uma boa ideia aprender a reajustar a sua respiração:

  1. inspire pelo nariz por 4 segundos;
  2. segure o fôlego por 7 segundos;
  3. expire pela boca por 8 segundos.

Essa técnica serve para recalibrar o ritmo respiratório. Conforme a entrada e a saída de ar tornam-se mais lentas, os seus batimentos cardíacos desaceleram. Nós garantimos: faça pelo menos 5 minutos dessa técnica por dia — o estresse vai desaparecer na hora!

Além disso, você pode aprender a meditar, principalmente em períodos de silêncio, como antes de dormir ou assim que acordar. O objetivo da meditação é ficar em silêncio consigo mesmo, em uma posição confortável, com os olhos fechados.

Para ficar tranquilo, você deve esvaziar a sua cabeça, afastando toda distração que aparecer, focando apenas o ritmo da sua respiração. Após alguns minutos, você alcançará um estágio de calma. Aí, poderá começar o seu dia com o pé direito ou mergulhar em uma boa noite de sono!

Juntas, essas dicas servem para mostrar que, ao reduzir o estresse na estrada, você aumenta a sua qualidade de vida. Afinal, as próprias práticas de combate ao problema já estão ligadas ao seu estilo de vida, respeitando uma boa alimentação e os períodos de descanso.

Gostou deste post sobre como reduzir o estresse? Então, aproveite para continuar aprendendo sobre o tema, assinando a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário