Economia de combustível: as melhores marcas para o caminhoneiro

4 minutos para ler

Um passo importante no caminho para tornar-se um caminhoneiro de sucesso, ou iniciar uma frota promissora, é escolher o caminhão certo para o trabalho. Hoje, existem diversas marcas e modelos no mercado: mas como saber qual o melhor veículo para você? Na hora da compra, um ponto crucial que deve ser levado em consideração é a economia de combustível.

Para contribuir com a escolha, abaixo serão listadas as marcas com caminhões mais econômicos, dando um enfoque especial aos que são vendidos no Brasil.

Volvo

A Volvo destaca-se quando o assunto é caminhões, principalmente os pesados. A empresa é sueca, surgiu em 1927, teve seu primeiro caminhão fabricado em 1928 e, com o passar do tempo, alcançou o título de maior fabricante de caminhões de carga pesada da Europa.

Entre os destaques da marca está o Volvo FH 540, mais potente da linha FH e o caminhão pesado mais vendido no Brasil até 31 de agosto de 2019, segundo dados da Fenabrave. O pesado conta com motor de 13 litros, com 540 cv e torque de 265 kgfm de 1.050 a 1.450 rpm. Além disso, vem equipado com a ferramenta I-See, leitor de estrada que auxilia na economia de combustível durante o trajeto.

Volvo FH 540 | Foto: Transportadora Brasil

Scania

Também sueca, a Scania é uma das principais marcas de caminhões do mundo. A empresa investe pesado em melhorias ligadas ao consumo de combustível. Um exemplo disso é o sistema Opticruise desenvolvido por eles, que assegura a escolha da melhor marcha por meio da automatização da caixa de câmbio. Assim, o desempenho do motor é melhorado e o consumo reduzido.

A marca é responsável pelo modelo R440, que ficou conhecido como o caminhão mais econômico do Brasil, segundo blog da Scania. Em 2019, trouxeram uma frota de caminhões que prometeu gerar uma economia até 12% maior em relação ao preferido do mercado.

Caminhão mais econômico do Brasil | Foto: Autos 24h

Mercedes-Benz

A Mercedes não podia ficar fora da lista. A marca alemã tem, em sua gama de criações, caminhões que fazem parte do grupo dos veículos mais vendidos dos últimos anos. Com peças produzidas no estado de São Paulo, os caminhões da marca são conhecidos pela sua resistência, durabilidade, capacidade de carga, design moderno e, claro, economia de combustível.

Como destaque da marca é possível citar o Actros 2651, que é equipado com o motor Mercedes OM-460 LA de 13 litros, com potência de 510 cv a 1.800 rpm e torque de 244,7 mkgf a 1.100 rpm. Como um item solicitado pelos próprios clientes da companhia, contém um painel de instrumentos onde pode ser visualizada a pressão do turbo, o que faz ser possível acompanhar sua performance na direção e, dessa forma, diminuir o consumo de combustível.

Actros 2651 | Foto: Automotive Business

Volkswagen

Trabalhando na produção de caminhões de leve, médio e pesado porte, a Volks já atua há mais de 30 anos com a fabricação de veículos. A empresa alemã trabalha com caminhões robustos e resistentes, produzidos em suas qualificadas linhas de montagem. Além disso, a frota possui uma ótima relação custo x benefício. Não é à toa que seus veículos estão entre os caminhões mais vendidos no Brasil.

O título de destaque da marca fica com o Constellation 19.360, considerado o décimo caminhão mais vendido em 2019, segundo dados da Fenabrave. Por mais que não seja tão econômico quanto os citados anteriormente, este veículo é equipado com um motor Cummins ISL 360, de 9 litros, e um tanque de alumínio com capacidade para 440 litros de combustível.

Os caminhões da Volkswagen estão entre os mais vendidos no Brasil | Foto: Divulgação/Volkswagen

Portanto, as opções são diversas, todas com seus pontos fortes e fracos. Por isso, na hora da escolha deve-se levar em conta, além da economia de combustível, que é crucial, o veículo que funciona melhor para você, caminhoneiro. Dessa forma, outras questões como conforto, capacidade e valor também devem ser consideradas no momento da compra.

Você também pode gostar

Deixe um comentário