Formação do caminhoneiro: O que é necessário para trabalhar com transporte

3 minutos para ler

A profissão de motorista de caminhão é mais difícil do que parece. Para trabalhar com transporte, é importante uma formação básica, com instruções do que deverá ser realizado em sua jornada. Além disso, constantes atualizações são fundamentais!

Cursos para caminhoneiros são uma saída para quem deseja iniciar do zero, além de outras exigências explicadas a seguir:

Carteira nacional de Habilitação (CNH)

A carteira do motorista de caminhão precisa ser categoria E, o que permite o transporte de cargas altas. Segundo a legislação, essa é a habilitação que permite dirigir trailers e carretas com o peso acima de 6 toneladas.

Para obtê-la, é preciso estar habilitado há um ano na categoria C ou D; ter pelo menos 21 anos; não ter infrações graves nos últimos 12 meses; realizar exame médico e avaliação psicológica; ser aprovado nos testes de direção veicular e apresentar o comprovante das aulas práticas.

Curso especializado

Em alguns casos, é preciso fazer um curso especializado para formação do caminhoneiro. Para motoristas de cargas consideradas perigosas, por exemplo, o curso MOPP (sigla para movimentação operacional de produtos perigosos) é necessário. Já para aqueles que irão trabalhar com transporte de cargas maiores das estabelecidas pela lei, é necessário um curso chamado “Transporte de cargas Indispensáveis”.

Enfim, existem diversas escolas para caminhoneiros com opções de especializações em diferentes áreas, como o Transporte Coletivo de Passageiro, Manutenção e Segurança em Transporte, Curso de Transporte Escolar, entre outros exemplos.

Empregado ou autônomo

Por fim, após ter a certificação e habilitação em ordem, chegou a hora de decidir se o trabalho será feito de forma autônoma ou atrelado à uma empresa. O mais indicado é começar como empregado, para depois, caso queira, tornar-se autônomo. Isso porque trabalhar por conta requer gastos com o seu próprio caminhão e experiência para conseguir cargas e obter lucro. 

Conhecer a Rodoclube

Um passo final para tornar-se um caminhoneiro completo é conhecer o blog da Rodoclube. Ele oferece conteúdos inéditos relacionados à profissão de motorista de caminhão e ao transporte. Baixando o aplicativo, é possível ainda buscar por estabelecimentos parceiros para alimentação ou descanso, calcular o frete para a transportadora e armazenar os documentos necessários para manter a regularização, além de poder compartilhá-los com quem for necessário.

Você também pode gostar

Deixe um comentário