Saiba como prevenir e como agir em caso de roubo de carga!

3 minutos para ler

O roubo de carga está entre as maiores preocupações dos caminhoneiros. O cenário de insegurança do país se manifesta também nas estradas, com trechos muito perigosos em rodovias como Anhanguera, Bandeirantes, Castelo Branco, Fernão Dias, que abrangem os estados de mais risco (SP, MG, RJ e AL).

Essa realidade tem forçado os motoristas a encontrar soluções para diminuir os riscos de serem alvos de criminosos. Só que as quadrilhas estão cada vez mais sofisticadas em seus delitos, dificultando a segurança das cargas em transporte e, especialmente, dos caminhoneiros.

Para ajudar você a mudar essa realidade, vamos apontar algumas medidas que podem ser implementadas para prevenir o roubo de carga durante os trajetos. Veja as dicas a seguir.

Conheça as características do trajeto

Além dos postos seguros para abastecer, levante informações de estacionamentos bem avaliados para repousar e fazer as refeições. Também é importante avaliar trechos mais vulneráveis a assaltos para traçar trajetos alternativos sempre que necessário.

Ao conhecer as características de cada percurso, você dificulta a ação dos criminosos. Eles estudam a frequência das remessas para aumentar as chances de roubo. Portanto, alterne as rotas e varie as datas para o transporte das cargas. Além disso, faça um rodízio de locais e horários para alimentação, abastecimento e descanso.

Caso seja necessário pernoitar, evite dormir dentro da cabine e trave totalmente o caminhão. Vale reforçar que carga parada é sempre mais fácil para o delito. Então, seja vigilante.

Não repasse informações confidenciais

Falar pouco é uma virtude que precisa se transformar em hábito. Não repasse informações sobre a viagem e a carga transportada. Existem muitas formas de conversar sem expor dados confidenciais para terceiros. Muitas pessoas que rondam ou trabalham nas estradas atuam como informantes de quadrilhas especializadas. Fique esperto e seja prudente com as palavras.

Invista em automação

As ferramentas de rastreio funcionam via satélite e oferecem informações em tempo real sobre pontos como localização das mercadorias, condição da estrada e ocorrência de problemas na viagem. Com esse relatório, você consegue atuar de forma precavida, evitando cenários que facilitem o furto de cargas.

Procure viajar em comboio

Essa dica é muito importante caso você não esteja seguro sobre a rota ou percorra trechos durante a noite. Além disso, contar com parceiros de viagem é fundamental para que o caminhão nunca fique abandonado, sem ser vigiado por uma pessoa de sua confiança.

Dessa forma, você e seus colegas de estrada podem fazer um revezamento no momento de descanso. Crie com eles códigos que podem ser repassados por meio de gestos, caso alguém identifique algo suspeito.

Vale lembrar que a Polícia Rodoviária Federal está à disposição para proteger os caminhoneiros. Acione-a pelo número 191 ao notar movimentações estranhas, como um carro seguindo você por muito tempo.

Se, mesmo tomando todas as providências necessárias, o pior acontecer e houver um assalto, a recomendação é a mesma dos outros cenários: mantenha-se calmo e não reaja. Depois, parta para o posto policial mais próximo para fazer um boletim de ocorrência com todos os detalhes do ato criminoso.

Se você achou este artigo útil, que tal divulgá-lo nas suas redes sociais? Assim, seus colegas caminhoneiros também saberão como se prevenir do roubo de cargas.

Você também pode gostar

Deixe um comentário